terça-feira, 31 de outubro de 2017

A distribuição da matéria escura numa simulação do Universo

Será que o nosso Universo é um lugar assombrado? Pode parecer que sim se você olhar para este mapa, que é uma representação da distribuição da matéria escura no Universo.

matéria escura numa simulação do Universo

© Tom Abel/Ralf Kaehler (matéria escura numa simulação do Universo)

A gravidade da matéria escura é a principal explicação de porque as galáxias giram tão rápidas dentro dos aglomerados, porque as lentes gravitacionais defletem tão intensamente a luz e porque a matéria visível é distribuída como é tanto no Universo local como na radiação cósmica de fundo de micro-ondas. A imagem acima é do Sapce Show Dark Universe que acontece no Hayden Planetarium do American Museum of Natural History e destaca um exemplo de quão penetrante a matéria escura pode ser e pode assombrar o Universo.

Esta imagem é uma simulação computacional, que mostra os complexos filamentos de matéria escura, mostrados em preto, espalhados sobre o Universo como se fossem teia de aranha, enquanto que aglomerações relativamente raras de matéria bariônica familiar são coloridas de laranja. Essas simulações têm um bom ajuste estatístico com as observações astronômicas.

Numa mudança de eventos talvez mais assustadora ainda, a matéria escura, embora seja muito estranha, não é considerada como sendo a fonte de gravidade mais estranha do Universo. Esta honra agora pertence à chamada energia escura, uma fonte mais uniforme de gravidade repulsiva que parece dominar a expansão do Universo.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário